O Palmeiras foi absoluto no Allianz Parque e conquistou o tricampeonato paulista neste domingo (7) ao ganhar do Santos, por 2 a 0. Raphael Veiga e Aníbal Moreno - um em cada tempo - marcaram os gols do Verdão.
No jogo de ida, realizado na Vila Belmiro, o Peixe ganhou de 1 a 0 com gol de Otero e tinha a vantagem do empate neste domingo (7), mas não segurou a pressão dos mais de 40 mil palmeirenses presentes no Allianz.
Essa é a segunda vez na história que o Palmeiras conquista três vezes seguidas o Paulistão. A primeira foi em 1932, 1933 e 1934.
Reforço do Real Madrid a partir de junho, Endrick fez a sua última partida com a camisa do Palmeiras. O atacante de 17 anos foi fundamental para a conquista do título. Neste domingo (7), sofreu o pênalti convertido por Raphael Veiga e depois começou a jogada que terminou com o gol de Aníbal Moreno.
Precisando da vitória, o Palmeiras começou a partida controlando a posse da bola, mas a primeira grande chance foi criada pelo Santos. Aos 5, Diego Pituca chutou colocado de fora da área e Weverton buscou no ângulo, espalmando para escanteio.
A resposta alviverde veio na sequência. Piquerez cruzou, Raphael Veiga ajeitou e Mayke soltou a bomba. João Paulo já estava batido no lance, mas Gil, com a cabeça, salvou em cima da linha. Aos 26, Endrick caiu na área após dividida com João Paulo e os jogadores do Palmeiras pediram pênalti.
Raphael Claus foi chamado pelo VAR e assinalou pênalti depois de cinco minutos, gerando muita revolta entre os santistas. Raphael Veiga cobrou no meio para colocar o Verdão na frente do placar. Na sequência, Mayke cruzou rasteiro e Flaco López furou a letra.
No último lance do primeiro tempo, aos 50 minutos, Raphael Veiga cobrou escanteio e Murilo cabeceou rente a trave. Quase que Aníbal Moreno consegue desviar para o gol.
O início do segundo tempo foi eletrizante. No contra-ataque, Guilherme saiu na cara de Weverton e chutou em cima do goleiro. A resposta do Palmeiras veio em finalização de Raphael Veiga. A bola passou raspando a trave.
Aos 12, Otero recebeu dentro da área, foi travado por Gustavo Gómez e na segunda tentativa finalizou rasteiro. A bola passou de Weverton, mas Mayke salvou em cima da linha. A pressão do Verdão se intensificou a partir dos 15 minutos. Endrick acertou a rede do lado de fora e deixou o torcedor com o grito de "gol" preso na garganta.
Até que, aos 22, Piquerez cruzou, Flaco López ajeitou de cabeça e Aníbal Moreno apareceu dentro da pequena área para fazer o segundo do Palmeiras. Em busca do gol que levaria a decisão para os pênaltis, o Santos foi para cima e deixou a partida aberta. No contra-ataque, Mayke chutou em cima de João Paulo.
Nos acréscimos, o Peixe quase conseguiu o empate. Guilherme cobrou falta e Gil, livre de marcação, cabeceou rente a trave.
Endrick disputou sua última final com a camisa do Palmeiras antes de se mudar para o Real Madrid - e ela não poderia ser melhor. Além de campeão sobre o Santos, o jovem camisa 9 foi eleito o craque da partida.
Em entrevista ainda na beira de campo, o atacante revelou que jogou a decisão do Campeonato Paulista no sacrifício após sofrer lesão com a camisa da seleção brasileira.
PortalCoremas com ESPN