Um dos primeiros líderes políticos a ligar para o presidente eleito dos Estados Unidos foi o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que teve uma conversa “calorosa e cordial” com Donald Trump.
A informação foi divulgada pelo gabinete do premiê. No comunicado, a equipe de Netanyahu disse que ele e Trump “concordaram em trabalhar juntos pela segurança de Israel”. Os dois chefes de Estado ainda teriam discutido a “ameaça iraniana”. Ao todo, a conversa durou 20 minutos.
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, prometeu dar “uma resposta esmagadora” a Israel e aos Estados Unidos. A ofensiva mencionada por Khamenei virá após Israel retaliar o Irã por ter atacado o país com cerca de 180 mísseis em 1º de outubro.
Antes de conversar com Trump de forma privada por telefone, Netanyahu já havia parabenizado o aliado publicamente em postagem nas redes sociais, na qual chamou a vitória do republicano como “maior virada da história”.
– Seu retorno histórico à Casa Branca oferece um novo começo aos Estados Unidos e um retorno ao compromisso com a grande aliança entre Israel e os Estados Unidos – disse ele.
PortalCoremas com Pleno News
Donald Trump e Benjamin Netanyahu Foto: EFE/Oficina del primer ministro de Israel